top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Gonçalves

Bancada de cozinha: Silestone, Dekton, ou Mármore?

Atualizado: 2 de jun. de 2021

Escolher o melhor material para a casa de banho ou para a cozinha nem sempre é fácil, especialmente nas cozinhas. A decisão de escolher o melhor tampo de cozinha só pode ser tomada após compreender a diferença entre os diferentes tipos de materiais. 

Neste artigo, vamos discutir as diferenças entre os vários materiais, para o ajudar na sua escolha.



Cozinha com ilha em Silestone
Silestone Classic Calacatta - Coziper | Fonte imagem: www.silestoneusa.com

Vantagens do Silestone


Este material é excelente para cozinhas grandes e pequenas. Não importa o tamanho da cozinha, existe uma superfície em Silestone para si. A sua bancada, lavatório, pavimentos e paredes podem ser revestidos com Silestone.


Por ser uma superfície de quartzo, o Silestone é um dos materiais mais duros do mundo. Quando comparado com pedras mais macias. O Silestone suporta um grande desgaste, um fator importante quando queremos materiais com durabilidade. Esta característica torna o Silestone ideal para ser utilizado como material de bancada onde existe a possibilidade de objetos caírem e danificarem a superfície, como acontece nas cozinhas. 


A fácil manutenção que este material oferece, permite-lhe ter um aspeto sempre limpo sem grande trabalho. 


A superfície não porosa das bancadas de Silestone é altamente resistente às manchas. Limpar os derrames de café, vinho, sumo de limão, azeite e vinagre é fácil quando são limpas no momento.


Lembre-se de limpar com um pano os derrames, e evite colocar diretamente coisas quentes sobre a superfície.


Desvantagens do Silestone


O Silestone não é resistente ao calor. É preciso cuidado quando se coloca tachos e panelas quentes diretamente na bancada em Silestone. O calor pode causar a formação de um anel à volta do tacho e alterar permanentemente a cor da bancada de quartzo. Recomenda-se que seja usado um suporte para panelas, uma base para copos, ou um tripé entre as panelas ou frigideiras quentes e a bancada em Silestone.



Dekton Natura - Coziper | Fonte imagem: www.consentino.com

Vantagens do Dekton


Dekton é uma mistura de porcelana e vidro que é tratada com calor e pressão para formar lajes que podem ser fabricadas em bancadas. 


O Dekton não é apenas resistente a manchas; é à prova de manchas. Mesmo que derrame café ou vinho na bancada, a natureza única do seu design sem poros impede uma nódoa antes de começar. O material contém zero resinas, o que faz com que seja também uma superfície resistente a químicos. Mesmo se acidentalmente pingar lixívia na bancada, a superfície pode suportar os potenciais danos para continuar a parecer que foi recentemente instalada. 


A densidade deste material torna-o resistente a riscos, na verdade, só conseguirá riscar a sua ilha da cozinha em Dekton com diamante. 


Com o Dekton, não precisa de colocar um tripé debaixo de cada panela ou tacho quente que sai do fogão ou do forno, pode simplesmente colocar o que quiser na bancada sem pensar duas vezes, porque este material é muito resistente ao calor.


Se a sua escolha for o Dekton, tem uma grande variedade de opções. Na nossa loja, temos amostras que imitam o granito ou o mármore. Saiba que não é recomendável usar mármore na bancada da sua cozinha devido à porosidade do material.


Desvantagens do Dekton


A maior desvantagem do Dekton é o preço. No entanto, como em todos os materiais existem grupos e no Dekton o grupo 0 e o grupo 1 conseguem estar na média de preço no orçamento da sua cozinha.


Materiais de cozinha - Marmore calacatta
Mármore Calacatta - Coziper | Fonte imagem: www.decorfacil.com

Vantagens do Mármore


Apesar do mármore parecer caro, na realidade pode custar menos do que os outros materiais de bancada de pedra natural. Embora o custo possa variar em função do tipo e espessura escolhidos, o mármore é frequentemente menos caro que os outros materiais mencionados neste artigo.


O mármore é uma pedra natural, o que o torna resistente a arranhões e quebras. Com uma grande durabilidade, é mais macio que o granito, pelo que é possível incorporar elementos atrativos, tais como arestas extravagantes durante o fabrico.


Durante muitos anos e até aos dias de hoje, o mármore tem sido muito utilizado por chefes profissionais e padeiros caseiros porque se mantém fresco, tornando-o ideal para enrolar pastelaria. Além disso, o mármore é resistente ao calor, ou seja, qualquer panela quente pode ser colocada na pedra. 


Desvantagens do Mármore


A primeira preocupação é a natureza porosa do mármore. É mais poroso do que o granito, por isso absorve mais facilmente os líquidos. Isso significa que óleo, vinho, sumo de limão, e outros líquidos mais abrasivos, são difíceis de remover.


Este material deve ser selado quando instalado e renovado regularmente para aumentar a vida útil. É recomendado que essa manutenção seja realizada pelo menos uma vez por ano, mas tudo depende da utilização diária. 


Sendo o mármore uma pedra natural pesada e dura, terá de ter em atenção aos cantos com o uso das panelas pesadas para não partir ou lascar.


Ficou com dúvidas? Temos todo o gosto em esclarecer todas as suas questões na nossa loja|show-room em Vila Nova de Gaia. Conheça as nossas ideias sobre cozinhas modernas por medida, móveis de casa de banho e roupeiros.



Ajude-nos e partilhe os nossos artigos nas redes sociais.

12.965 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


camgus1990
Apr 27, 2022

Muito obrigado pela excelente explicação.

Procuro tempo branco para a minha cozinha e a silestone e o dekton estão acima do meu orçamento, com muita pena minha. Pode-me recomendar, por favor, outras marcas mais económicas, que mantenham boa relação qualidade-preço?

Like
bottom of page